Perdido na DeepWeb (Pequeno Tutorial)

Notei que algumas pessoas se sentem perdidas na rede onion (Tor) pelo simples fato de desconhecer o mundo (sim isso mesmo, o mundo). Então resolvi montar este pequeno passo-a-passo, desmistificando alguns conceitos e mitos.

Obviamente deve se aplicar a outras redes, mas vou me concentrar na cebola (onion).

E eu sei que existem muitos tutoriais no youtube falando a respeito, e que a maioria vai lhe trazer mais transtornos e medos. Por isso decidi fazer um tutorial de dentro da rede, escrito por alguém que já está aqui há uma década.

Então me acompanhe neste passei pela DeepWeb, enquanto tomamos um delicioso café puro e de torra leve.

1. O que é DeepWeb e o que é DarkNet? É a mesma coisa?

Não, não é a mesma coisa. “Deep” refere-se à “profundo”, e aqui sim, é a única parte que se sustenta tal como uma camada, abaixo da Web. Diz respeito a tudo que não é indexado na Surface (internet comum a todos). DW é uma rede dentro da rede, tipo um cano de água atravessando um rio. Não é algo bom ou ruim, é a rede. Empresas fazem isso, por segurança e controle. Outras redes similares à rede Tor (.onion) tem seu serviços. E existem milhares de: redes sociais, sites, fóruns, streams, serviços de email e chat´s.

DarkNet: É a parte desta rede oculta (ou discreta) usada para finalidades ilegais. Ou seja, quando você fala DeepWeb está falando sobre a parte técnica, e geralmente com pessoas responsáveis. Quando você fala DarkNet, você está lidando com conteúdo ilegal e gente doente, basicamente.

2. Como entrar na deepweb?

Tudo de que precisa está neste link: torproject.org/download/tor/

Parece uma pergunta idiota, no sentido de que você já está aqui. Mas não se engane. Tem muita gente seguindo cada gambiarra estranha, pelos motivos mais fetichistas possíveis, é VPN dentro de VPN, plugin de browser, etcetera. ~ Não entra não, sem o auxílio de um profissional.

2.1. Posso baixar na playStore?

Sim, desde que seja do  TorProject

Nota: O Orbot é outro aplicativo, ele irá direcionar todo o tráfico do seu aparelho através da rede Tor (o que vai te anonimizar em tudo que for fazer na internet. E que fará você sentir uma certa uma lentidão), mas isso não significa acesso aos links (.onion). Para acessar você precisa do ‘browser’ (TorBrowser) que utiliza a mesma rede e criptografia.

3. Qual a diferença do tamanho dos links? Isso influência em algo?

Este é um link da última versão v3 (atual), o segundo, mais curto, é da v2.

  • V3: http://laingg42wznukvzjn52cos6bj6brgyiwtxf5rpq3bu5pad56volhe2qd.onion/
  • V2: https://3g2upl4pq6kufc4m.onion/

Sim, tem grande diferencia, um está obsoleto (v2), a criptografia é mais, digamos, curta.

V3 56 caracteres V2 16 caracteres

Mas não me refiro a este detalhe visual, e sim a criptografia (o conjunto de senhas) que a rede produz para chegar nisto:

É mais robusto no v3. Logo, na versão mais recente do TorBrowser só aceita o v3.

Sim! Isso mesmo, se você pegar uma versão anterior à atualização do v3, poderá acessar links v2, que algumas pessoas ainda mantêm, por motivos escusos. …Por que elas mantêm na v2…? Preguiça? Exclusivismo? Só Deus sabe. Mas funciona. A rede evoluiu por prevenção, não porque alguém conseguiu quebrar. Você não vai conseguir quebrar o link da v2 de casa. E a rede Tor não obrigou ninguém a se atualizar. Não é uma beleza?

4. Por que muitos links estão offline?

Pode ter saído do ar em definitivo ou simplesmente uma queda de energia (ou internet). Em sua maioria os sites são caseiros, hospedados do lado do roteador wifi da sala. E como geralmente não é algo rentável, o pessoal desiste/ desanima.

É uma rede bem orgânica, com sites indo e vindo sempre.

Uma vez eu tentei mapear, fiz um programa que geraria a sequência de 16 caracteres (na época era o que tinha), e tentaria acessar o link, se encontrasse ele salvava num banco de dados. Acontece que levaria aproximadamente 40 mil anos para concluir (…eu acho. Tenho o bkp em algum lugar), isso se a internet ou a energia não caísse. Mas foi divertido tentar. : )

5. Como a rede funciona?

Esta é uma explicação para leigos, ok?

Imagine que cada informação, texto, imagem ou arquivo seja um pacote. Normalmente, na internet, é como nos correios que tem endereços, o endereço de quem enviou e de quem irá receber.

Dentro da rede Tor os pacotes vêm com o nome de quem enviou e de quem vai receber criptografados. Estes pacotes são lançados na rede, e os endereços por onde eles estão passando também são criptografados.

Como se não existisse correios e uma casa fosse enviando para outra casa, sem saber de quem é o pacote. Com a simples informação de que “não é meu, passe adiante”.

O dono do pacote tem a chave, e quando chega para ele, automaticamente o pacote se abre. Isso acontece milhares de vezes por segundo. Mas é o que causa a lentidão da rede. Pois exige muito teste matemático e rotas distintas.

Ex: Você abre um site no Brasil, seu pacote vai para EUA > França > Canada e depois chega em São Paulo (servidor), o servidor retorna para você mandando para o Japão > Israel > Argentina… entendeu?

Além disso a rede conta com retransmissores (relay), na verdade cada usuário o é (você também), mas existe servidores específicos para isso, que auxiliam na  manutenção da rede. E quanto mais gente usando a rede melhor é o embaralhamento dos pacotes.

O único possível problema nisso é que alguém poderia montar um Relay e decriptar na saída. Mas ainda sim é impraticável, a demanda é muito grande. Isso só ocorre em casos de investigação direta, quando já se sabe sobre o alvo investigado, daí é possível montar um Relay na porta dele (se necessário), mas muito raro mesmo, chega a ser coisa de filme de tão exótico.

Para mais informações técnicas (não é o foco aqui).

support.torproject.org

Agora você já sabe mais ou menos como isso daqui funciona. Vamos aos mitos e lendas, que é a parte mais divertida. : )

6. Como acesso as camadas da dipiwebi?

Não existem camadas, tal como sites. O termo “camadas” se popularizou por conta da rede Tor cujo link é .onion (.cebola) mas a cebola aqui se refere às camadas de criptografia, tal como já expliquei (superficialmente).

Curiosidade: Lá pelo ano de 2011 era comum lendas como: Existem as camadas .closs <- uma rede abaixo da .onion, onde precisaríamos de um hardware específico com criptografia de hash no barramento do chip da placa de vídeo e… Enfim! Tal coisa nunca existiu.

E aqui você deve entender o seguinte. A rede Tor é feita visando a livre expressão, liberdade. Por que tem lugares em que a internet é bloqueada (ou monitorada) pelo governo. Este é o ponto. A rede Tor não foi criado para pornô ou venda de drogas, mas para Anonimato.

Um hardware específico é plausível (talvez em outra rede), mas não na rede onion.

E existiam wiki com links .closs, era divertido, tipo a Idade Média, cheio de lendas. É… mas alguma são reais. Enfim.

7. Se eu ver conteúdo ilegal a Polícia vai bater na minha porta? Meu Deus, vou tocar fogo no meu computador!

A verdade é que você precisa de um psiquiatra.

O mito da PF batendo na sua porta é muito comum entre jovens punhetisticos.

Procurando coisas mais fortes e excêntricas, tal como um drogado, acaba chegando na rede onion, e aqui o troço e feio. Daqui a pouco nada mais excita o cara, de tanta merda que vê. E se não tiver uma MILF, dois anões, um traveco e uma girafa jogando poker, nem da graça.

Zoofilia e pedofilia (e outras merdas – literalmente) mandam na DarkNet, pelo simples fato de que todo o resto de “parafilias mais comportadas” encontra acolhida na surface.

Mas voltando ao tópico central. O que é ilegal e preocupante mesmo é a pedofilia. E o fato é que, de modo geral no planeta, existem poucas leis de combate à pedofilia, e eu poderia fazer um tratado sobre isso aqui.

Mas vamos aos fatos mais populares:

a) A igreja (ICAR) encoberta pedofilia, o Papa é comunista (e comuna/socialista é pansexual = pedofilia);

b) A maioria dos países não tem legislação para isto (pedofilia), então se for pego não há o que fazer, e no Brasil… Cara! No Brasil, tem um bandido condenado na Presidência da República; \_(0_o)_/

c) O policial é um cara que passou num concurso público, fez prova e tá lá, ganhando se salário gordo, e no final de semana ele(a) enche a cara para esquecer as merdas do mundo. Por que sabe que seu trabalho é de “faz-de-conta”, ele prende e o juiz solta o desgraçado no dia seguinte;

d) Online: Qualquer advogado de porta de cadeia dá soltura baseado em que o site não está hospedado em território Brasileiro e por tanto não cometeu crime no Brasil. E por conta disso a PF não se incomoda em se mover;

e) Veja o caso Jeffrey Edward, nos EUA. O cara tinha uma ilha para prática da pedofilia. Nomes como Clinton, Obama, Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Cate Blanchett, Bruce Willis, Kevin Spacey, George Lucas, fazem parte da denúncia de serem frequentadores (E a lista é enorme).

Obs.: Ainda está em processo, e não estou acusando ninguém, apenas ilustrando. O governo, quem diz se o poder/ a justiça, estão podres. E é no mundo todo.

f) Todas as alternativas estão corretas; <- sim eu só queria fazer esta piada de concuros mesmo.

Aqui… Retrato do Brasil: Juíza servindo cafezinho para bandido.

Pesquisa ai que você acha

Acha que estão preocupados com pedófilos? Ou quiçá com adolescente que tem merda na cabeça batendo punheta?

Então, esquece. É mais fácil eu batendo na porta de um pedófilo com uma faca na mão do que a PF.

8. Sobre a segurança: Então a rede é segura? Ninguém nunca foi preso?

A rede é segura. E é ‘Open Source’, isso significa que tem muita gente trabalhando, e gratuitamente, para manter a rede funcional. Mas não existe nada 100%.

Mas o fato é que todos que foram presos, fazendo merda na rede, deixaram escapar para a surface (internet convencional) suas identidades. Por exemplo, fizeram comentários em rede sociais, querendo aparecer: “Eu tenho um site da dipiwebi de venda de tubaina”, ou usou o tipo de transação bancaria boleto da Caixa Econômica Federal. Entende? Vazamentos do próprio indivíduo estúpido.

# Mas aqui cabe algumas dicas:

A rede é segura sim, mas nunca baixe .exe ou .apk da rede onion, a não ser que saiba exatamente sobre o que é, e se o site/ pessoa é de confiança.

Arquivos .pdf, .docx, são confiáveis, arquivos .7z, .zip, .rar são compactados, em si não há problema algum, o problema é depois que abrir.

Se um site pedir para habilitar Javascript feche e procure outra coisa.

Javascript é uma linguagem de programação (script) muito usado em sites, por toda a internet. Mas aqui na DW é fácil usar para pegar seu endereço IP, ou instalar vírus.

Então, siga as mesmas recomendações, você tem que saber onde está pisando. Não se arrisque.

Sempre tenha um antivírus atualizado. Se o antivírus falar não é não, confie nele.

A verdade é que você tem que cuidar mais do seu mental e espiritual se deseja andar por estas bandas.

Se já está fodido mentalmente, nunca pesquise sites. Peça endereço concretos e seguros para conhecidos. As comunidades da rede onion são bem fechadas e focadas, há bolhas como em qualquer lugar, mas aqui é mais forte este sentimento.

Há os sites seguros e bons, que visam algo construtivo, alguns fóruns. E isso você consegue por recomendações. Mas tem que saber o que quer. Ninguém fica compartilhando coisas para curiosos (A maioria vai incluir brincadeira, mitos e trolagens). E ficar navegando aleatoriamente é um risco para a sua saúde mental, como já mencione.

O que você vai encontrar aqui, na rede Tor: 1. Wikis – Geralmente usados como lista de links;

2. Foruns hackers – dificilmente algo positivo. É um pessoal mais extremo do tipo “Abaixe o sistema”, eu gosto deles, mas mantenho distância. Quando vejo aceno de leve, e não faço contato visual prolongadamente. A verdade é que não frequento por conta do Carders. Realmente, não precisamos de governos, mas roubar aposentadoria das contas de velhinhas. Não dá;

Eu cito isso por que é muito raro uma atividade hacker nesta rede que não envolva lucro, e se tem dinheiro envolvido…

3. Chans – São channels (canais) ou boards para compartilhar imagens. São só sites para postar qualquer merda e debater adequadamente esta merda. Gente doente. Não vá lá, ignore;

4. Mercado Negro – Sites/ Fóruns que ofertam toda sorte de “coisas”. Funcionam tipo Ebay, qualquer um pode vendar e comprar, geralmente usando criptomoedas. Alguns mais antigos e sérios possuem sistema de classificação e confiabilidade, o que não resolve muita coisa.

Vendem: Drogas, softwares, vírus, livros (ebooks), artes, carros, gente… Sim anunciam de tudo. Não sei até onde isso (ou aquilo) é verdade. Creio que a maioria seja falso, coisa de adolescente trolando o coleguinha ou ainda golpe, visto que não tem para quem reclamar se perder o dinheiro. Uma vez comprei ebooks que não encontrava em parte alguma. Mas não recomendo usar esses serviços se não for algo de pouca valia e digital.

5. Serviços diversos, tais como emails, chat´s, tem grande peso na rede.

6. Blogs, praticamente eremitas digitais, como eu. De modo geral, pessoas que querem se expressar, mas não querem fazer amigos. Tem mais foco no assunto e não no Ego.

Ultimas consuderações

Pois muito bem! Então o que digo é: 1. Sendo novato, não se comporte como um novamente. Ao fazer uma pergunta, sobre o que está procurando, seja bem objetivo e detalhista;

2. Fuja de chan´s, essa gente é doente. E nem digo isso pelo material deplorável que se encontra lá, mas sim pelo simples fato de que não levam nada a sério. Há poucos lugares para um convívio saudável e útil (seja aqui ou na ‘surface’), se tiver piadas e memes, não é ai;

3. Deepweb é só uma rede, forte, libertária, cypherpunk, fracamente descentralizada. Mas não é uma finalidade, e sim um meio. Não queria entrar na DW como se fosse uma seita ou uma Iniciação mística qualquer, porque não é;

4. Deepweb é para pessoas que não tem medo da verdade. Por vezes asquerosa e nojenta, mas também às vezes é sublime e transcendente. Você tem que saber onde quer ir. Tal como o gato informa a Alice: “- Se não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Trafico da rede Tor em 2015
https://torflow.uncharted.software/


Espero que tenha se divertido. Da próxima vez experimente nosso capuccino, está uma coisa, viu.

Pretendo que este Post seja orgânico e atual. Então, caso tenha dúvidas, deixe abaixo e eu tentarei sanar, se estiver ao meu alcance.

P.S. Em Prolegômenos de Lain na rede Cebola eu conto um pouco de minhas história por aqui. Caso tenha interesse.

Agradecimento